Elias, o tisbita

     
       Um dos maiores profetas do antigo pacto, esse homem reuniu fé e dependência total de Deus em sua trajetória. Deus levanta Elias como profeta do reino do norte em um dos momentos mais críticos da história de Israel; A nação vivia uma idolatria, apostasia e falta de compromisso com Deus, nunca antes vista. Elias possuía algumas características que não vemos mais nos dias de hoje: Compromisso com a sua missão, colocando em risco sua vida em varias ocasiões, obediência total ao Senhor, e uma fé que nos faz lembrar Abraão, não por acaso, Deus fez vários milagres através de seu ministério, entre eles, profetizou um seca de três anos e meio sem chuva sobre a terra, multiplicou o azeite da viúva e ressuscitou o filho desta, desafiou os profetas de baal e previu a morte de acabe e de sua mulher idólatra. Mesmo com todo esse currículo, teve um momento que seu lado humano falou mais alto e ele se sentiu fraco, chegando a desejar inclusive a morte, mas Deus o fortaleceu nesse momento, e aconteceu que nem da morte provou, sendo elevado aos céus de maneira espetacular. Tinha características comuns com Jesus: Não tinha posses, nem onde reclinar a cabeça, não desejou a glória para si, enfrentou fortes opositores e ainda encontrou tempo de fazer um sucessor. Hoje quero relembrar como Deus trabalhou na vida desse homem e como Ele trabalha na nossa vida. Siga comigo.
1 - Elias aparece subitamente no capítulo dezessete de I Reis sem quase nenhuma informação a seu respeito, "Ora, Elias, de Tisbe, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: "Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, senão segundo a minha palavra." Aqui já aprendemos a primeira lição: Deus não precisa de estrelas para cumprir a sua vontade. Pouco sabemos sobre a cidade de Tisbe, mas, Gileade era uma pequena localidade da Galiléia, sem importância, assim como Elias não era um homem importante, não era de família sacerdotal, não era filho dos profetas, não tinha vários diplomas, mas sabemos que ele servia ao Deus de Israel.
2 - Ele já começou seu ministério pregando para reis, mas como vamos ver, isso tem um preço. Logo após profetizar para o rei Acabe, Deus lhe diz para esconder-se, beber do riacho e ser alimentado por garçons alados. Mais uma lição: Quando se serve a Deus, as adversidades virão, mas quem está contigo é o Deus da provisão. Elias não tinha nem um passarinho para dar água mas Deus havia ordenado aos pássaros para lhe dar carne. Mas com a falta de chuva o ribeiro secou e Deus ordenou a Elias que fosse para a cidade de Sarepta, que é de Sidom, para ser alimentado por uma mulher viúva. Aprendo aqui que o servo de Deus tem que crer incondicionalmente. Tem que ser doido. Já viram como Deus testa a fé dos seus servos? Porque quando chega em Sarepta, Elias descobre que a mulher em questão estava numa dificuldade maior que a dele e ainda tinha uma criança para alimentar. Mas agora Deus vai usar o seu profeta para abençoar aquele família. Não sem antes testar também a fé daquela mulher, que mesmo quase não tendo o que comer ainda assim, deu o seu quase nada, para o homem de Deus se alimentar. Ele foi o Deus da provisão para Elias e através de Elias foi também o provedor daquela casa.
3 - Acontece ali uma tragédia e o filho único daquela mulher morre. E aqui aprendemos mais uma lição com Elias: Quando você crê em Deus, você conhece Deus, e se Ele é capaz de fechar o céu para que não chova, se Ele é capaz de dar ordens à criação, de prover multiplicação de alimentos, então ele é capaz também de vencer a morte. Já deu para vocês notarem a semelhança desse ministério com o de Jesus? Controle das forças da natureza, Jesus andou sobre as águas. Elias aumentou o azeite e a farinha da viúva, Jesus multiplicou pães e peixes. Deus através de Elias ressuscitou o filho da viúva e Jesus também ressuscitou filho de viúva, filha de sacerdote, amigo pessoal e Ele próprio venceu a morte na sua ressurreição.
4 - O ministério tem um preço. Depois de pregar para Acabe, Elias foi para o deserto, pois é no deserto que Deus prepara os seus servos. É no deserto que Deus prova seus escolhidos. O deserto é a escola de todos os grandes vasos de Deus.

Nenhum comentário: