Aconselhamento Juvenil

                              ACONSELHAMENTO JUVENIL

Adolescência
         É uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Não se pode definir com exatidão o início e fim da adolescência (ela varia de pessoa para pessoa), porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos (período definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde), e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.

Adolescência e puberdade

         Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a reprodução.
         Durante a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pêlos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação.
         Entre as meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pêlos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia.

Hormônios e comportamento


         Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.
         Por se tratar de uma fase difícil para os adolescentes, é importante que haja compreensão por parte de pais, professores e outros adultos. O acompanhamento e o diálogo neste período são fundamentais. Em casos de mudanças severas (comportamentais ou biológicas) é importante o acompanhamento de um 
médico ou psicólogo.

Adolescência e juventude

         Os termos "adolescência" e "juventude" são por vezes usados como sinônimos, por vezes como duas fases distintas, mas, que se sobrepõem:  A ONU define juventude como a fase entre 15 e 24 anos de idade - sendo que ela deixa aberta a possibilidade de diferentes nações definirem o termo de outra maneira; também a idade da adolescência varia culturalmente de nação para nação, no Brasil a adolescência culturalmente começa ao se completar 13 anos e termina ao se completar 18 anos. Como quer que seja, é importante salientar que "adolescência" é um termo geralmente utilizado em um contexto científico com relação ao processo de desenvolvimento bio-psico-social. O fim da adolescência não é marcado por mudanças de ordem fisiológica, mas, sobretudo de ordem sócio-cultural.

Socialização

         Uma marca comum da maioria dos adolescentes é a necessidade de fazer parte de um grupo. As amizades são importantes e dão aos adolescentes a sensação de fazer parte de um grupo de interesses comuns. A principal necessidade é a de ser aceito, tanto física quanto socialmente e as influências muitas vezes, produzem mudanças com essa finalidade.


Desenvolvimento cognitivo

         O desenvolvimento cognitivo é, ao lado das mudanças corporais tratadas mais abaixo, uma das características mais marcantes da adolescência. Tal desenvolvimento se mostra, sobretudo, através:
  • do aumento das operações mentais;
  • da melhora da qualidade no processamento de informações e
  • da modificação dos processos que geram a consciência.
         Dessa maneira o adolescente adquire a base cognitiva para redefinir as formas com que lida com os desafios do meio-ambiente, que se torna cada vez mais complexo, e das mudanças psicofisiológicas. As principais características desse desenvolvimento são:
1.     Pensar em possibilidades - ou seja, o pensamento não se limita mais à realidade, mas atinge também hipóteses irreais e permite ao indivíduo gerar novas possibilidades de ação;
2.     Pensamento abstrato - a capacidade de abstrair se desenvolve, permitindo ao indivíduo compreender não somente conceitos abstratos, mas também estruturas complexas, sobretudo sociais, políticas, científicas, econômicas e morais;
3.     Metacognição - o próprio pensamento é alvo de reflexão, permitindo o direcionamento consciente da atenção, a reflexão e a avaliação de pensamentos passados, abrindo assim caminho para as capacidades de autorreflexão e introspecção;
4.     Pensamento multidimensional - o indivíduo torna-se capaz de levar em conta cada vez mais aspectos dos fenômenos. Essa capacidade permite ao indivíduo compreender a interdependência de fenômenos de diferentes áreas e argumentar a partir de diferentes pontos de vista;
5.     Relativização do pensamento - o indivíduo se torna cada vez mais capaz de compreender outros pontos de vista e sistemas de valores.

A sexualidade do adolescente

         Paralelamente ao início da maturidade sexual também o comportamento sexual começa a se desenvolver. Esse desenvolvimento é um processo muito complexo e é fruto da interação de vários fatores - desenvolvimento físico, psicossocial, a exposição a estímulos sexuais (que é definida pela cultura), os grupos de contatos sociais (amigos, grupos de esporte, etc.), e as situações específicas que permitem o acesso à experiência erótica.
         O início do desenvolvimento sexual se encontra já na infância. Não apenas os casos de abuso sexual, mas também as experiências quotidianas de troca de carinho e afeto, de relacionamentos interpessoais e de comunicação sobre a sexualidade desempenham um papel importantíssimo para o desenvolvimento do comportamento sexual e afetivo do adolescente e, posteriormente, do adulto. Importantes aqui são, sobretudo, processos de aprendizado através do modelo dos pais: em famílias em que carinho e afeto são trocados abertamente e em que a sexualidade não é um tabuos adolescentes desenvolvem outras formas de comportamento do que em famílias em que esses temas são evitados e considerados inconvenientes.

Desenvolvimento da identidade

         O termo "identidade" corresponde à resposta à pergunta "quem sou eu?". A resposta a essa pergunta se desenvolve em um longo e complexo processo que começa nas primeiras horas de vida e se estende até a mais alta idade. Nesse longo processo a adolescência representa um momento chave, de grande significado. No processo de desenvolvimento da identidade agem duas forças motrizes: (1) o desejo do indivíduo de conhecer a si mesmo (autoconhecimento) e (2) a busca de dar forma a si, de construir sua personalidade, se aprimorar e se desenvolver . Durante muito tempo a adolescência foi vista como uma fase de "tempestades e tormentas". Com o auxílio da pesquisa mais atual, no entanto, essa visão tem se tornado mais diferenciada. Por exemplo, quando medidas através de questionários, a autoimagem e a autoestima mantém-se relativamente estáveis durante toda a adolescência - se bem que em uma importante minoria, sobretudo entre as moças, há uma tendência de diminuição da autoestima.

Orientações

         Hoje há uma grande inversão de valores no diz respeito às questões sexuais, autoridade dos pais sobre filhos adolescentes, e principalmente sobre os limites antes impostos que hoje são relegados a segundo plano, então não vou me apegar a pesquisas nesse quesito, me concentrando unicamente no meu entendimento e no que eu conheço da Palavra de Deus, entendendo porém, que nem todos os adolescentes de hoje cresceram em lar cristão. Um assunto hoje tratado de maneira trivial é o sexo na adolescência, um universo em que muitos pais “modernos”, permitem inclusive que seus filhos durmam em casa com as namoradas(os). Há ainda os que permitem que os filhos comecem a vida sexual precocemente, dizendo que hoje em dia não tem jeito de segurar, e por fim um dos principais problemas do universo adolescente que é a homossexualidade, sendo tradada como algo normal e porque não dizer, até desejável. Vejo educadores preocupados com tudo hoje, menos com esses valores.

         A primeira coisa a fazer é ganhar a confiança do adolescente a ser orientado, para saber realmente as suas dúvidas, seus medos, suas aspirações e seus sonhos e suas experiências de vida, procurando ler nas entrelinhas.  A partir daí então procurar faze-lo compreender as necessidades de se fazer planos, de ter compromisso consigo mesmo antes mesmo de ter com outros, de ter objetivos claros, e principalmente de ter conhecimento próprio, de se aceitar exatamente como é, e de nunca se achar inferior aos demais, apenas diferente. A necessidade de ser aceito pode muitas vezes nos fazer parecer pessoas que na verdade não somos.  

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